17/07/2019

Bolsa Aprendiz Mineira

Lei 23.370/2019, que cria a Bolsa Aprendiz em Minas Gerais e coloca os adolescentes e jovens mineiros mais perto do primeiro emprego ja é realidade.

Uma pergunta comum entre os jovens hoje em dia é: como conseguir o primeiro emprego se o mercado exige experiência, e como conseguir experiência se não consigo uma oportunidade?

Em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os mais afetados pelo número reduzido de vagas. Dados do IBGE mostram que, a taxa de desemprego entre os jovens é mais do que o dobro da taxa da população em geral. 

Enquanto a taxa geral ficou em 12,4%, aqui em Minas Gerais, esse percentual salta para 26,6%, entre os jovens na faixa entre 18 a 24 anos. São mais de 624 mil jovens desempregados!

Talvez, você já saiba que existe um programa do Governo Federal que ajuda o pessoal a conseguir o primeiro emprego, e é verdade: o Jovem Aprendiz. Mas, você sabia que aqui em Minas Gerais, ele atende apenas 40 mil jovens? Já fez as contas? Sobram mais de 580 mil na fila, à espera da primeira oportunidade.

Se você é um destes que está na fila, pode se animar! 

Preocupado com esses números, eu entrei com o Projeto de Lei 1745, na Assembleia Legislativa, que cria a Bolsa Aprendiz Mineira! E, graças a Deus, este projeto acaba de ser aprovado! 

Como a falta de experiência é a maior barreira para 77% dos jovens na busca do primeiro emprego, a Bolsa Aprendiz pode ajudar na busca dessa sonhada experiência. 

Por meio desta lei, qualquer empresa mineira poderá recrutar adolescentes e jovens entre 16 e 20 anos, por jornada de 4 horas por dia, por um período de até 12 meses. Ah, e com pagamento de uma bolsa de meio salário mínimo pelo trabalho! Não é uma boa?

E por que esse empresário contrataria? Você pode se perguntar. Porque os custos da contratação, serão compensados com incentivos fiscais do Estado, ou seja, o empresário descontará em tributos o valor que gastar no projeto, e ainda por cima, terá a oportunidade de treinar um profissional para trabalhar na sua empresa do seu jeito!

E para o jovem, qual a vantagem? Ao atuar em um supermercado, escritório, oficina, ou na linha de produção de uma fábrica, ele vai receber formação técnica e profissional e adquirir a tão cobrada experiência! 

Viu vantagem? Com o apoio dos colegas deputados, o projeto da Bolsa Aprendiz foi aprovado e transformado na Lei 23.370/2019, pelo governador do Estado. Com isso, criamos uma política séria e eficiente de acesso dos jovens mineiros ao primeiro emprego e ao concorrido mercado de trabalho!

Então, se você tem entre 16 e 20 anos, e procura a sua primeira oportunidade de emprego, ou conhece alguém que possa se interessar, me ajude a compartilhar esse vídeo e faça seu CADASTRO abaixo para que eu possa te manter informado dos próximos passos da Bolsa Aprendiz!

 

E-mail:
Whatsapp:
Cidade Atual: