16/12/2020

Tadeuzinho destaca atuação da Assembleia no combate à Covid-19

">

 

O 1º secretário da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), fez nesta quarta-feira (16) um balanço das ações do Legislativo neste ano, em que a Casa esteve voltada principalmente para ajudar o estado no combate ao coronavírus. Além dos projetos e ações para equipar o sistema de saúde, a ALMG também economizou recursos se reinventou, criando a votação remota, garantindo que os trabalhos não parassem mesmo durante o pico da pandemia.

O ano, que começou com ações para ajudar os mineiros atingidos pelas chuvas e enchentes, precisou ser reprogramado em março, com a chegada da Covid-19, que já tirou a vida de mais de 10 mil pessoas no estado. A Assembleia então criou, com sua própria equipe e sem custos adicionais, um sistema de votação pelo qual os parlamentares puderam votar por meio virtual.

“Foi um ano de muitos desafios, mas também de muitos resultados para o cidadão. Com o nosso trabalho, conseguimos levar recursos e ações para as pessoas que mais precisam, não só na área de saúde, mas também nos setores de assistência social, educação, segurança, economia e outros”, afirmou o deputado Tadeu Martins Leite.

Com o novo sistema, e também presencialmente, os deputados votaram mais de 100 projetos de lei em benefício do cidadão. Entre eles, aprovaram resoluções que reconheceram a situação de calamidade do estado e de 487 municípios, dando-lhes mais condições de combater o coronavírus.

A Casa também aprovou um projeto que incluiu sugestões dos deputados com várias ações nas áreas saúde, atividade econômica, medidas administrativas e de proteção ao consumidor, como a proposta do deputado Tadeu Martins Leite para coibir os preços abusivos de produtos durante a pandemia.

Entre outras ações, o Legislativo também aprovou uma verba de R$ 324,6 milhões e os deputados redirecionaram suas emendas orçamentárias, tudo para o enfrentamento da doença.

A Assembleia também adotou ações para economizar recursos e repassou verba à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para aplicação em pesquisas e equipamentos para combater a Covid-19. Em outra parceria importante, a TV Assembleia cedeu horários para transmitir aulas remotas, contribuindo para a educação do estado.

A Assembleia realizou, ainda, reuniões de fiscalização das ações do Executivo e aprovou projetos para garantir a aplicação assertiva dos recursos no estado, além de trabalhar por políticas públicas em todas as áreas.

 

E-mail:
Whatsapp:
Cidade Atual:
FECHAR

ACOMPANHE NOSSO TRABALHO