DestaqueNotícias

Máquinas para início das obras chegam à MG-401

By 24 de março de 2022abril 4th, 2022No Comments

Foto: Jairo Simões

 

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, anunciou nesta quinta-feira (24/03), em reunião com o prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva e o deputado Tadeu Martins Leite, que as obras de recuperação da rodovia MG-401 começam na semana que vem. Já na LMG-633 os trabalhos serão iniciados em abril.

Na reunião, o prefeito Reginaldo e o deputado Tadeuzinho pediram prioridade para os trechos mais críticos da estrada, que ficam entre Jaíba e Matias Cardoso e no entroncamento da LMG-633, que faz a ligação com Mocambinho. Diante disso, o secretário determinou à sua equipe que essa seja a orientação para a empreiteira responsável pelas obras.

“O governo já liberou o recurso e deu a ordem de início, na semana que vem as máquinas já chegam à MG 401 e, em abril, na LMG-633”, afirmou o secretário Fernando Marcato, que ressaltou que as datas estão dentro do cronograma previsto. O secretário reconheceu a gravidade do trecho mais crítico, destacado pelo deputado e pelo prefeito e afirmou que vai priorizá-lo, havendo viabilidade técnica.

Na reunião, o prefeito reforçou que o trecho que atende ao Jaíba, maior projeto de irrigação da América Latina, está intransitável. “Está se gastando três horas e meia em um trecho que seria de 40 minutos, e os caminhões ainda correm o risco de ter as cargas (de frutas) prejudicadas”, explicou Reginaldo Silva.

Tadeuzinho lembrou que faltam menos de 10 dias para abril e disse que as datas anunciadas pelo governo são um bom começo para solucionar o problema.

Diante dos problemas da estrada, manifestantes fecharam a MG-401 na última sexta-feira em um protesto que teve a participação do prefeito. Em parceria com Reginaldo, o deputado Tadeu Martins Leite se mobilizou junto ao Executivo pedindo que o governo agilizasse as obras, que estavam previstas para começar no início de março, e foram incluídas na destinação dos recursos do acordo da Vale com o governo, definida em lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A ordem de serviço para as obras em um trecho de 140 quilômetros na MG-401, ligando Jaíba, Matias Cardoso e Janaúba, foi assinada no dia 18 de março, de acordo com o governo. O projeto prevê a recuperação da estrada pela Construtora Centro Leste Engenharia Ltda e custará, segundo o contrato, R$ 22.509.884. A previsão é que uma série de serviços, como fresagem, nivelação e correção do asfalto e sinalização, além de melhorias no sistema de drenagem, sejam feitos em 12 meses.

Já as obras de recuperação da LMG-633 serão feitas pela sociedade empresarial Construtora TERRAYAMA, com um orçamento de R$ 5.635.589,76.