O governador Romeu Zema foi empossado neste domingo (01/01/23) para mais quatro anos de mandato, em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que contou com a presença das principais autoridades do estado. O termo de posse foi assinado por ele e pelo vice-governador Mateus Simões no plenário do Legislativo.
O 1º secretário da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), cumprimentou e recebeu as declarações de bens de governador e vice e, em seguida, leu os termos de posse de ambos para os cargos para os quais foram eleitos. Os dois firmaram o compromisso constitucional com as leis e com o estado, e receberam exemplares das constituições federal e de Minas Gerais.
A reunião solene, primeira do ano, também teve uma homenagem ao rei do futebol Pelé, que morreu na última quinta-feira (29-12-22).
Antes da posse, governador e vice atravessaram o Hall das Bandeiras, onde foram recepcionados por uma comissão de deputados, após passarem pelos Dragões da Inconfidência. No plenário, foram recebidos pela cúpula de aço de cadetes da Polícia Militar e ouviram a execução do hino nacional.
Zema fez um breve pronunciamento no qual falou das expectativas para o novo mandato e destacou a necessidade de contribuição do Legislativo. Após a assinatura do termo de posse, que inicia oficialmente o novo mandato, seguiu com o vice para uma cerimônia no Palácio das Artes.
A reunião solene no Legislativo teve a participação de autoridades e representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal e Prefeitura e Câmara Municipal de Belo Horizonte.