O deputado Tadeu Martins Leite se reuniu virtualmente com a Secretária de Estado de Meio Ambiente (Semad), Marília Carvalho de Melo, a subsecretaria de Regularização Ambiental, Anna Carolina da Motta Dal Pazzolo e a diretora do Instituto Estadual de Flrorestas (IEF), Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins para tratar de questões ambientais do Norte de Minas, em especial, do Parque Lapa Grande.
Ainda em 2019, o deputado apresentou um requerimento na Assembleia com pedido de providências ao Ministério do Meio Ambiente e à Semad sobre a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Lapa Grande, que deveria ter sido feito até 2011, como prevê a legislação ambiental, mas que até hoje não foi concluído, e voltou a pedir o apoio da secretaria na solução desta questão.
O Plano de Manejo é o instrumento que estabelece as ações necessárias para a conservação e a melhor utilização dos recursos naturais e dos espaços, seja para o lazer, visitação pública ou pesquisas. Para o deputado, ele é fundamental para promover o uso sustentável do Lapa Grande, que é considerado um dos maiores parques urbanos do país.
A secretária reconhece a importância do Lapa Grande, enquanto Unidade de Conservação, na preservação do patrimônio e para a prática de atividades científicas, físicas e turismo e se comprometeu a verificar quais são as pendências que existem na elaboração do Plano.
Tadeu Martins Leite obteve mais informações sobre o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), promovido pelo Governo de Minas, que assinou no mês de agosto a primeira concessão pública de Unidades de Conservação, e que vai investir cercas de R$ 12 milhões em melhorias estruturais e reformas de espaços das unidades administradas pelo IEF.
Segundo a diretora do IEF, que coordena o PARC, até o fim de 2022, 20 Unidades de Conservação terão licitação concluída, dentre elas o Parque Estadual da Lapa Grande.