O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), defendeu nesta sexta-feira (02/06/23) a troca de informações, a união e o diálogo entre os estados, em busca de ações e políticas públicas que impactem e gerem soluções reais para a população. A fala foi durante a abertura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
O encontro reúne os sete estados das duas regiões e fortalece a representatividade e a força do grupo no Brasil. “Estamos falando de 70% do PIB de todo o país, reunidos por um único e simples motivo: entender quais são os pontos que nos unem e em que podemos avançar a favor da população” afirmou o presidente Tadeu Martins Leite.
Na reunião, Tadeuzinho recebeu um protocolo de intenções, assinado por todos os 7 governadores, pedindo às assembleias legislativas autorização para a formalização do consórcio em cada um dos estados, e um projeto de lei que trata da participação de Minas Gerais.
“Esta é uma oportunidade de aprimorar a interlocução entre os governos e casas legislativas na discussão de temas que são afetos aos nossos estados e importantes para a população. É com independência e harmonia mas, sobretudo, com um exaustivo diálogo, que vamos avançar cada vez mais”, afirmou o presidente da ALMG.
Participaram da reunião do Cosud os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, Espírito Santo, Renato Casagrande, Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Paraná, Ratinho Jr., e Santa Catarina, Jorginho Mello, além de outras autoridades.