tadeuzinho.com

Foto: Alexandre Netto / ALMG

A criação da Agência Reguladora de Transportes (Artemig), proposta pelo governo de Minas, foi aprovada nesta quarta-feira (23/4/25), com modificações importantes feitas pelos deputados estaduais. De acordo com o presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB), as alterações aperfeiçoaram o texto inicial e vão garantir mais fiscalização e transparência ao novo órgão.

Além de criar a Artemig, o projeto Sistema de Infraestrutura de Transportes e Logística do Estado. Durante a tramitação, foram incluídas emendas que vão garantir um funcionamento mais efetivo da agência.

“A Artemig chegou aqui como uma agência modesta. Com a construção dos parlamentares da Assembleia, chegamos a uma agência robusta, autônoma, independente e capaz de fazer de fato seu trabalho de fiscalização das concessões das rodovias do Estado”, explicou Tadeu Leite.

De acordo com ele, entre as alterações feitas pelos deputados, estão emendas que melhoram a participação da população, e a determinação de que a Artemig preste contas, com alguma regularidade, para a própria Assembleia, que tem o poder de fiscalização.