
Foto: Elizabete Guimarães / ALMG
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB) participou, nesta segunda-feira (31), no Fórum Brasil Cidades, em Uberlândia, no Triângulo mineiro. O evento reuniu líderes políticos com a finalidade de discutir soluções para os problemas estruturais do País, e tratou de temas como uso da inteligência artificial, fiscalização das contas públicas e consórcios entre os entes federados.
Durante o fórum, o presidente da ALMG se declarou um “ferrenho defensor das emendas parlamentares”. Tadeu Leite ressaltou a relevância dos valores para o orçamento dos municípios e para a consolidação das políticas públicas, em todas as regiões do Estado.
O presidente da ALMG lembrou que o trabalho dos deputados estaduais destravou R$ 7 bilhões para a saúde, com Leis Complementares 171 e 172, de 2023, criadas na Assembleia de Minas. As legislações permitiram novas destinações e prorrogaram os prazos para que os municípios mineiros utilizassem saldos remanescentes da saúde e de parcerias e convênios repassados pelo governo em anos anteriores.
As prefeituras estavam impedidas de utilizar esses recursos por razões burocráticas. A Lei Complementar 171 é decorrente de projeto de autoria de 40 parlamentares, sendo Tadeu Leite o primeiro signatário.
Além de Tadeu Leite, participaram do fórum os deputados Raul Belém (Cidadania) e Elismar Prado (PSD).