tadeuzinho.com

Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), participou da abertura do 11º Congresso Mineiro de Vereadores na manhã desta terça-feira (11/11/25), no Expominas, em Belo Horizonte.

Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento teve mais de dois mil inscritos, entre vereadores, assessores, servidores e técnicos de câmaras municipais de toda Minas Gerais.

Tadeu Leite destacou que o desafio dos parlamentos é produzir leis com impacto na vida dos cidadãos. Ele mencionou, entre outras, a Lei Complementar 171, de 2023, uma iniciativa da ALMG de autoria coletiva de 40 parlamentares, que desburocratizou a liberação de R$ 7 bilhões para a saúde, beneficiando todos os municípios mineiros.

O presidente da Assembleia falou ainda sobre a dívida de Minas com a União e o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). “Nós temos que ter união, diálogo, construção coletiva; esquecer um pouco a política e as eleições e pensar mais nos problemas das pessoas”, afirmou, sob aplausos da plateia.

“Temos o desafio muito grande de entregar um futuro melhor para todos nós. Estamos falando de o Estado poder parar de pagar milhões de juros por ano para o governo federal e poder investir nos municípios, em estrada, saúde, segurança pública”, finalizou Tadeu Leite. (Portal de notícias ALMG)