A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar um seminário para discutir a crise climática e as possíveis soluções para minimizar seus efeitos no estado, conforme anúncio feito pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), em entrevista coletiva nesta quinta-feira (7/3/24).
Tadeuzinho explicou que a discussão técnica vai envolver mais de 60 instituições, que vão apresentar sugestões de iniciativas de responsabilidade dos governos federal e estadual. O objetivo é viabilizar políticas públicas de caráter estruturante para a convivência com os fenômenos climáticos extremos, como secas severas e chuvas torrenciais.
“Não podemos esperar o problema acontecer. Vamos fazer um trabalho longo, perene, para que, ao final do ano, já tenhamos resultados positivos para amenizar tanto a seca severa que assola parte do Estado, mas também os problemas que as fortes chuvas trazem em outras áreas”, explicou o presidente.
De acordo com o presidente Tadeu Martins Leite, serão realizados encontros no interior do Estado, com a participação de especialistas do meio acadêmico, para contribuir com a elaboração de um relatório técnico. O documento vai subsidiar a atuação da ALMG e de órgãos públicos estaduais e federais.
O lançamento do Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema” será na próxima quinta-feira (14). Pela manhã, a partir das 9 horas, serão realizadas discussões com autoridades e especialistas. À tarde, a partir das 14 horas, grupos temáticos vão debater uma proposta de trabalho, a metodologia e o cronograma do evento, que deverá ser realizado no segundo semestre.