Os deputados estaduais da Bancada do Norte fizeram uma reunião por videoconferência, nessa quarta-feira, para avaliar as ações e o envio de recursos para ajudar a região no combate ao coronavírus, que já matou mais de 13 mil pessoas no país e pelo menos 135 pessoas em Minas Gerais. Juntos, os sete parlamentares indicaram R$ 20.010.010,00 para reforçar o caixa de prefeituras e hospitais norte-mineiros.
Os recursos sairão do orçamento do governo de Minas Gerais por meio de emendas parlamentares. Parte delas foi redirecionada graças a um projeto de lei aprovado em abril na Assembleia Legislativa.
A verba vai financiar medidas como a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e suprimentos para hospitais, apoio a serviços de diagnóstico da Covid-19, custeio, ações assistenciais e atenção básica em saúde, por meio das prefeituras.
A Bancada do Norte é formada pelos deputados Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT), Gil Pereira (PSD), Leninha (PT), Tadeu Martins Leite (MDB), Virgílio Guimarães (PT) e Zé Reis (PSD). Por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, eles se reuniram de forma remota.
Na conversa, os parlamentares reforçaram a cobrança para que o governo de Minas libere com agilidade o dinheiro das emendas. A expectativa é que os repasses comecem a ser feitos nas próximas semanas.
“O importante é que já garantimos juntos a destinação desses R$ 20 milhões para ajudar os norte-mineiros no enfrentamento dessa pandemia, que vem causando tantos estragos no Brasil. A Bancada do Norte está unida e empenhando todos os esforços possíveis para que a nossa região sofra o menos possível com a Covid-19”, afirmou o coordenador da bancada, Tadeu Martins Leite (MDB).
De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a macrorregião do Norte de Minas tem 4.383 casos suspeitos de coronavírus, sendo 83 já confirmados em 18 cidades. Ainda segundo os números do estado, sete pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no Norte mineiro.