O projeto de lei que traz as diretrizes para o orçamento de 2022 (LDO) foi aprovado nesta terça-feira (6) pela Assembleia Legislativa, com uma previsão de receita de R$ 116,2 bilhões para o estado no próximo ano. O texto incluiu emenda do deputado Tadeu Martins Leite (MDB) prevendo que o estado priorize as regiões Norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri para direcionar os investimentos na área de saneamento.
O deputado vem cobrando da Copasa a previsão dos valores a serem aplicados para universalizar e tornar regular o abastecimento de água nos 150 municípios do Norte e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tadeuzinho disse receber várias demandas da população, em especial quanto ao abastecimento de água em várias cidades.
“Esse problema se mostrou ainda mais urgente com a pandemia de Covid-19, quando a água se tornou ainda mais essencial para limpeza das mãos, dos locais e objetos como medida de prevenção à Covid-19”, disse Tadeu Martins Leite.
O texto da emenda à LDO prevê a universalização do saneamento básico, “com prioridade de investimentos nas regiões do Estado com deficit na cobertura desse serviço, como o Norte e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri.”
A Lei de Diretrizes Orçamentárias traz os parâmetros para a elaboração do orçamento, que é aprovado ao final do ano. O texto foi aprovado em votação única e seguiu para sanção do governo.