Por unanimidade, o presidente Tadeu Leite ( MDB) foi reeleito nesta quarta-feira (04/12/24) para o cargo, no qual conduzirá os trabalhos da Assembleia Legislativa, à frente Mesa Diretora pelos próximos dois anos. Junto com ele, foram escolhidos os demais seis membros do colegiado. O grupo seguirá tendo o diálogo e a independência como bases na atuação do Legislativo.
Além de Tadeu Leite, a Mesa Diretora para o biênio 2025/2025 é composta pela deputada Leninha (PT),que foi reeleita 1ª-vice-presidente, se mantendo como a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa desde a 13ª Legislatura (1995-1999). O deputado Gustavo Santana (PL) passa a ser o 1º secretário da Casa, assumindo a cadeira que era do colega de partido, Antônio Carlos Arantes, e os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania) foram reeleitos 2º- e 3º-secretários, respectivamente.
Tadeu Leite agradeceu aos pares, que o reelegeram por unanimidade, e reafirmou a parceria na construção de pautas no Legislativo para trabalhar pelo povo mineiro. “Se tem alguma característica que posso falar sobre a Assembleia nesse primeiro biênio, talvez tenha sido o protagonismo que a Casa teve e deu em pautas muito importantes, talvez em todo o Estado e, por que não dizer, no Brasil.
Como exemplo, o presidente citou a questão da dívida do Estado, para qual até então a única alternativa apontada era a adesão ao regime de recuperação fiscal. “Não fosse o movimento que essa Casa fez, talvez nós não estaríamos, neste momento, aguardando a votação do Propag, que é uma solução definitiva para a nossa dívida, que se aproxima em torno de R$ 170 bilhões”, disse.
Outra atuação importante do Legislativo ressaltada por Tadeu leite foi a realização do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, este ano, pela ALMG neste ano em conjunto com universidades e várias instituições. Como resultado disso, a Assembleia vai apresentar, no próximo ano, um plano de ações para ajudar a amenizar os problemas com os extremos climáticos que afetam a sociedade.
Sobre a atuação no próximo biênio, Tadeu Leite destacou que a Casa continuará atuando para apresentar bons projetos e políticas públicas, assim como melhorar as propostas que chegarem do Executivo ou de outros poderes, tendo sempre como objetivo o desenvolvimento do estado e o bem comum.