tadeuzinho.com

Foto: Luiz Santana / ALMG

O último ano da Legislatura foi reaberto nesta segunda-feira pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), em sessão solene, com a presença das principais autoridades do estado. Em seu discurso, o parlamentar ressaltou o papel do Legislativo na construção de uma solução para o endividamento de Minas. Também destacou a atuação da Casa no avanço da produção de leis – foram 607 aprovadas no ano passado – e participação popular.

Tadeu Leite afirmou que a atuação da Assembleia foi, e seguirá sendo decisiva para que o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) seja efetivo. “Foi uma decisão difícil, que exigiu diálogo, escuta e compromisso com o futuro. Uma decisão que reafirmou o papel desta Casa como um espaço central de debates qualificados e de soluções possíveis para os grandes desafios do nosso tempo”, disse. Ele reforçou que o Legislativo mineiro acompanhará de perto o cumprimento das medidas pelo governo, cumprindo seu papel institucional de fiscalizar.

O presidente destacou a pluralidade de vozes no Legislativo, que tem no diálogo um de seus pilares. Tadeu Leite afirmou que sua jornada de condução dos trabalhos da Casa se aproxima do fim, e agradeceu pela missão recebida dos pares. Segundo ele, foi um período de fortalecimento do Parlamento e aproximação da Assembleia com o cidadão.

“Saio desse período com o coração cheio de gratidão, certo de que avançamos em transparência, participação e respeito às diferenças, e com a convicção de que a Assembleia segue firme, preparada para continuar sendo uma voz ativa na defesa da democracia e no cuidado com o futuro de Minas Gerais”, afirmou Tadeu Leite.

Participaram da reunião de reabertura dos trabalhos o governador Romeu Zema, que leu mensagem ao Parlamento, e representantes do Judiciário e Ministério Público.