O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), foi condecorado nesta terça-feira (15) com a Medalha de Honra do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A homenagem é concedida a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do país e, neste ano, também foi dedicada e pessoas e instituições que atuaram para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19.
A entrega da medalha foi feita pelo procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet em uma solenidade na sede Ministério Público, que ocorreu de forma reservada, por causa das restrições adotadas em virtude da pandemia do novo coronavírus.
O deputado Tadeu Martins Leite agradeceu a comenda e ressaltou o trabalho conjunto do Legislativo e do MP para fortalecer a democracia e os direitos dos cidadãos. “Essa é uma das homenagens mais importantes que tive a honra de receber na minha vida pública, não só pelo valor deste reconhecimento, mas também pela relevância da instituição que é o Ministério Público”, disse.
Tadeuzinho afirmou que a honraria lhe traz “ainda mais responsabilidade e determinação para contribuir com a construção de uma sociedade melhor” e reforçou: “É nosso dever não só representar, mas também colaborar com a busca por mais justiça e dignidade para todos”.
Os nomes dos agraciados com a medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos em 2020 foram anunciados na solenidade as abertura da Semana do Ministério Público, na última sexta-feira. Na ocasião, o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), foi agraciado com o Grande Colar.
A honraria é conferida àqueles que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao MP, contribuem com o desenvolvimento e a justiça social do país. Este ano, o MP comemora também os 70 anos da edição da lei estadual que reorganizou a instituição, lhe dando autonomia.