A Assembleia Legislativa de Minas Gerais inaugurou nesta segunda-feira (6/3/23) a programação do Sempre Vivas, que celebra o Dia Internacional da Mulher e tem como tema, este ano, a saúde. O ciclo de debates foi aberto pelo presidente Tadeu Martins Leite (MDB), junto com parlamentares da bancada feminina da Casa.
Na abertura, Tadeuzinho destacou o papel feminino e a luta constante pelo reconhecimento do protagonismo das mulheres na sociedade e nas esferas de poder. “Presidir o Parlamento nesta legislatura, com a maior bancada feminina da história, é motivo de orgulho e um incentivo para que o número de deputadas nessa Casa seja proporcional à contribuição das mulheres em nossa sociedade. A luta por espaços e reconhecimento é contínua e de todos”, afirmou.
O presidente da Casa também destacou o fato de o Legislativo ter a primeira mulher negra na vice-presidência e falou da importância que as medidas contra as desigualdades de gênero tem ganhado ao longo do tempo no Legislativo. Segundo Tadeuzinho, trabalhar por políticas públicas e ações que incrementem o papel da mulher em todos os lugares é um tema que deve unir a todos.
Além das deputadas Beatriz Cerqueira, Ana Paula Siqueira, Leninha e Maria Clara Marra, o líder do bloco Democracia e Luta, Ulysses Gomes participou da mesa de abertura.
Sempre Vivas
O Sempre Vivas é realizado anualmente pela Assembleia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Este ano o lema é “Viver é mais do que sobreviver”. Parlamentares lembraram que os índices de feminicídio e violência doméstica no estado e no país não param de crescer e atentaram para a necessidade de suporte para as vítimas e punição aos criminosos.
Como outra ação pelo dia das mulheres, o plenário da Assembleia Legislativa vai ser presidido por deputadas nas reuniões de março. A iniciativa da Mesa objetiva destacar a representatividade, competência e força das parlamentares no Legislativo mineiro.