O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, assumiu nesta sexta-feira (05/05/2023) o cargo de governador do estado. Terceiro na linha de sucessão, de acordo com a Constituição mineira, Tadeuzinho passa a conduzir os trabalhos no Executivo em razão das ausências do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões.
“Passo hoje a responder interinamente pelo Governo de Minas Gerais, função que vou exercer com zelo e comprometimento até a próxima terça-feira. Serão dias de trabalho, diálogo e ações focadas nos mineiros, assim como temos atuado no Legislativo do estado”, afirmou o governador em exercício pelas redes sociais.
Aos 36 anos, Tadeu Martins Leite se torna o governador mais jovem da história de Minas Gerais nos últimos 90 anos. Antes dele, quem assumiu o governo mineiro com menos idade foi Gustavo Capanema, nos anos 1930, aos 33. À época, o cargo tinha o nome de presidente de estado.
Tadeuzinho, que é montes-clarense, também é o primeiro norte-mineiro a assumir o mais alto posto de Minas. Nos anos 1800, o advogado Antônio Gonçalves Chaves chegou a governar as províncias de Santa Catarina e Minas Gerais, também sob o título de presidente. O outro montes-clarense que ocupou cargo no alto escalão do Executivo, porém do Rio de Janeiro, foi Darci Ribeiro, que respondeu pela vice-governadoria daquele estado nos anos 1990.
Tadeu Martins Leite ficará à frente do governo de Minas até a próxima terça-feira (09/05/2023). Na função, despachará da Cidade Administrativa.