Foto: Kewin Wiwlaiallas


A situação de 331 proprietários rurais em Rio Pardo de Minas, que ainda não tinham as propriedades legalizadas, foi resolvida nesta quinta-feira (10/02) com a entrega, pelo governo de Minas, dos respectivos títulos das terras. O programa de regularização fundiária, que estava suspenso desde 2011, foi retomado graças a um acordo com o Ministério Público e vai contemplar mais 129 famílias na cidade, que terão os títulos finalizados ainda neste mês.

O deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que há muito tempo vem trabalhando junto ao estado e na Assembleia pela regularização fundiária, participou da solenidade com o governador Romeu Zema e outras autoridades.

 “Os títulos de propriedade que o governador entregou hoje colocaram fim a uma espera de anos de centenas de famílias, que não eram verdadeiramente donas do lugar onde viviam e trabalhavam. É o início de um tempo de prosperidade para aqueles que hoje ganharam a segurança jurídica da posse, e de esperança para outras tantas famílias que em breve vão realizar este sonho também”, afirmou Tadeuzinho.

A regularização fundiária traz dignidade e acesso a benefícios e políticas públicas para os agricultores, que passam a ter direito a crédito e investimentos na produção e autorização para instalar energia elétrica. 

O deputado Tadeu Martins Leite é autor de um projeto de lei que desburocratiza e agiliza os processos para a concessão de títulos para os proprietários de terras devolutas.