Foto: Luiz Santana / ALMG

O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite, abriu oficialmente a sessão legislativa de 2024 nesta quinta-feira (01/02/24), em reunião solene no plenário da Casa. Na reunião, Tadeuzinho destacou que encontrar uma solução definitiva para a dívida de Minas com a União será uma das prioridades do Legislativo, que atuará também em busca de melhorias para todas as áreas do estado.

“Precisamos construir uma proposta que não deve ser vista como um ponto isolado no tempo, mas sim como um esforço coletivo e um marco que pode nos possibilitar uma gestão financeira mais equilibrada e, consequentemente, uma maior capacidade de investimento em áreas essenciais para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o presidente Tadeu Martins Leite.

Tadeuzinho também afirmou que as deputadas e os deputados estão atentos ao surto de dengue e aos problemas causados pelas chuvas e estiagem. “Para além da solidariedade do Parlamento mineiro, iniciamos nossos trabalhos registrando o compromisso de atuar para minimizar o sofrimento dessas pessoas”, disse. Outra frente de ação será para garantir que os R$ 7 bilhões desbloqueados para a saúde dos municípios cheguem aos cidadãos por meio de serviços bem prestados.

O presidente disse que a ALMG vai permanecer com a convivência harmoniosa que tem pautado suas relações com o Executivo, Judiciário, Ministério Público e outras instituições do estado, com atuações independentes e comprometidas com o desenvolvimento de Minas Gerais.

Compareceram à abertura da sessão legislativa o governador Romeu Zema, o desembargador Lincoln dos Santos, a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Pinto Monteiro Diniz, o procurador-geral de Justiça adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt, e o juiz de Direito Cássio Fontenelle, além da 1ª- vice-presidenta da ALMG, Leninha (PT), do 2º-vice-presidente, Duarte Bechir (PSD); e do 1º e 3° secretários da Mesa, respectivamente deputados Antonio Carlos Arantes (PL) e João Vítor Xavier (Cidadania).

Em discurso, o governador Romeu Zema ressaltou a importância da Assembleia Legislativa na articulação junto ao Congresso Nacional e ao governo federal para encontrar uma solução conjunta para a dívida do estado. Também afirmou que o Executivo está aberto à busca de uma solução rápida para o problema.