Foto: Kewin Wiwlaiallas

O jovem e o mercado de trabalho vão pautar a edição deste ano do programa de formação política para alunos do ensino médio, lançado nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A abertura do Parlamento Jovem foi feita pelo presidente da Casa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que ressaltou a importância de a juventude influenciar nas decisões do país, seja no Legislativo ou em outras esferas da sociedade.

O presidente destacou a importância dos jovens na Assembleia de Minas que, na atual legislatura, compõe a maior bancada da sua história, e ressaltou as contribuições da juventude. “O PJ traz muito mais do que uma oportunidade de os jovens trazerem as suas ideias, traz também e, principalmente, a oportunidade de nós, deputados, trabalharmos e constituirmos muitas dessas ideias em projetos de lei e, consequentemente, quem sabe transformá-las em legislações para o estado de Minas Gerais a favor da juventude”, afirmou Tadeu Martins Leite.

De acordo com o presidente, mais de 600 de ideias de edições anteriores do programa já foram discutidas e, muitas delas, até votadas pelos deputados. “Quero dizer da minha gratidão e da minha honra de poder, aos 36 anos de idade, como presidente desta Casa, mais uma vez participar do pontapé inicial de um programa que eu particularmente sou muito fã e sei da importância para o estado e para os jovens”, disse o presidente.

Tadeuzinho reforçou a importância de uma ampla discussão de ações e mecanismos para o acesso ao primeiro emprego, que disse considerar a primeira grande barreira para a juventude entrar no mercado de trabalho.

O lançamento foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal da Casa no Youtube. Este ano, estudantes de mais de 147 cidades de Minas Gerais estão participando do programa realizado pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo. O Parlamento Jovem é feito em parceria com câmaras municipais e tem o apoio da Puc Minas.

Com o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”, os estudantes farão debates e estudos direcionados aos eixos de desenvolvimento econômico e geração de trabalho, qualificação profissional, e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado. Durante as atividades, são orientados sobre o funcionamento do Legislativo e a importância da participação popular. O PJ vai realizar etapas de preparação, plenárias municipais, regionais e estadual até chegar a um relatório final que pode servir de base para a apresentação de projetos de lei.