O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) foi eleito nesta quarta-feira (01/02/23), por unanimidade, pelos pares para presidir a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pelos próximos dois anos. Escolhido pelos parlamentares para encabeçar uma chapa de consenso, Tadeuzinho está no 4º mandato e, aos 36 anos, se torna o presidente mais jovem da Casa, desde a redemocratização do país.

A eleição para a Mesa Diretora foi realizada logo após a posse dos deputados estaduais para a nova Legislatura. Natural de Montes Claros, Tadeu Martins Leite é o primeiro representante do Norte de Minas na Presidência da Assembleia em 50 anos. “O sertão está dentro da gente, disse Guimarães Rosa. Carrego comigo o sentimento do sertanejo e alma dos ‘Gerais’, com muita fé, coragem, determinação e esperança”, destacou o presidente.

Graças ao trabalho desenvolvido na Assembleia de Minas e na região, na eleição de 2022, Tadeuzinho ampliou a votação de 72.267 para 96.862 votos e ficou entre os 10 parlamentares mais votados do Legislativo.

Conhecido pelo espírito conciliador e pela habilidade e disposição ao diálogo, Tadeu agradeceu a confiança dos parlamentares e defendeu a independência e a harmonia entre os poderes pelo bem da população mineira. “É no Legislativo que começa o processo político. O que se espera das instituições é que cada uma cumpra o seu dever. Nós, deputados e deputadas, somos legitimamente as vozes de mais de 20 milhões de mineiros”, afirmou.

Também integram a nova Mesa diretora a deputada Leninha (PT), 1ª vice-presidente, e os deputados Duarte Bechir (PSD), 2º-vice-presidente; Betinho Pinto Coelho (PV), 3º-vice-presidente; Antonio Carlos Arantes (PL), 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário; e João Vítor Xavier (Cidadania), 3º-secretário.

Em seu primeiro discurso como presidente da Assembleia, o deputado Tadeuzinho afirmou que o foco do seu trabalho será sempre melhorar a vida das pessoas. O parlamentar lembrou que chegou ao plenário pela primeira vez aos 24 anos, quando foi eleito para o primeiro mandato e, à época, se tornou o parlamentar mais jovem da Casa.

“O Parlamento é independente e atua em harmonia com os demais poderes do estado. Por isso, quero aqui assegurar: nesta nova Legislatura, os ideiais conciliatórios serão preservados, com transparência e com diálogo franco e aberto”, afirmou Tadeuzinho.