Divulgação Unale

Começou nesta quarta-feira (24) a 24ª edição do maior encontro de parlamentares da América Latina, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), com o tema “Redesenhando os caminhos do Parlamento”. O deputado Tadeu Martins Leite, 1º secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, acompanhou a solenidade de abertura da conferência, que acontece em Campo Grande (MT), nos dias 24, 25 e 26 de novembro, e destacou a atuação da ALMG na busca de soluções para diminuir os impactos da pandemia.

Durante os três dias da Unale 25+, serão debatidos os novos desafios impostos pelo cenário político e econômico pós-pandêmico, com o objetivo de ajudar os estados e as assembleias legislativas nessa missão. A ideia é abrir novos debates e propor uma agenda positiva para o país, visando melhorar as condições da população, retomar a economia e gerar empregos.

Para o deputado Tadeu Martins Leite, esta é uma ótima oportunidade de interlocução e de partilhar com os outros estados, as experiências exitosas da Assembleia de Minas, não só no enfrentamento da pandemia, mas sobretudo no planejamento da retomada econômica do estado, com a implantação do Recomeça Minas, e a criação do auxílio emergencial, por exemplo.

“A pandemia nos apresentou novas formas de pensar e de atuar em conjunto em favor do outro e na defesa da vida. Nesse sentido, a ALMG, foi além dos cuidados com a saúde da população e direcionou suas ações para dar voz, auxílio e respostas ao cidadão, diante da pior crise sanitária e econômica da história de Minas. Com esse foco, e unindo forças com outros poderes, construímos e aprovamos leis, criamos instrumentos importantes para a retomada econômica e ainda auxílios financeiros para os municípios e para os mais atingidos pela crise”, expôs o 1º secretário.

A programação do evento segue até a sexta-feira, com expectativa de participação de cerca de 30 mil pessoas em formato online e presencial, dentre personalidades de renome mundial, parlamentares, ministros e delegações internacionais, que vão participar de painéis, premiações e debates voltados para modernização nos parlamentos e gestão com inovação.